A história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos atrás, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas uma massa de farinha mesclada com água, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico.
Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios (atualmente, situa-se o Líbano e parte da Síria) tinham o hábito de adicionar seus pães com carne e cebola, parecido com esfiha aberta. Na época medieval chegou a Itália por meio das Cruzadas pelos os Turcos.
A massa egípcia chega em Nápoles, e lá foi aperfeiçoada e encorpada com mais trigo, também foi adicionada o queijo como opção de recheio, a partir do século 16 os Italianos acrescentaram o molho de tomate na receita, se tornando bem parecida como é no dia de hoje, então no século 19 a pizza surge a mais famosa pizza de Marguerita, inventada pelo Raffael Esposito para homenagear a rainha Margherita e Rei Umberto I, essa pizza representa também as cores da bandeira italiana, a cor branca composta pela muçarela de bufula, o vermelho representado pela rodela de tomate e o verde pelo manjericão, um dos sabores preferidos até hoje.
Aqui no Brasil a pizza chegou por volta de 1910 , os imigrantes italianos que chegaram em São Paulo no bairro do Brás e só em 1950 se popularizou. Para se ter noção, o país produz um milhão de pizzas por dia, o estado de São Paulo é responsável por mais da metade disso. Outro fato interessante é que a cidade de São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova Iorque. É tanto amor que, desde 1985, temos um dia especial: dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza.
O delivery começou nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados estavam famintos e com vontade de seus pratos favoritos. Entretanto, nem todos poderiam ir até as suas pizzarias favoritas. Foi então que uma loja da cidade de Nova Iorque começou a oferecer o serviço de levar as pizzas. Elas eram armazenadas em containers e transportadas. O delivery mais parecido com o que conhecemos hoje surgiu em Los Angeles alguns anos depois. Desde então, a praticidade para pedir pizza só aumentou. Não só isso, a qualidade, a segurança na entrega e agilidade também.
Fonte: Oliveira Rebeca, a historia da pizza, 2020, site Folha.